SBCD retoma Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica

 

Após dois anos, o último final de semana foi marcado pela volta da décima edição do Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, com médicos de todo o país. Foram dois dias de muita troca e de promoção do conhecimento entre os dermatologistas experts e seus alunos. “O curso ajuda muitos médicos a aperfeiçoarem suas práticas e se tornarem cirurgiões dermatológicos melhores”, explicou a presidente da SBCD, Dra. Meire Brasil Parada.

Nestes dois dias, os alunos puderam conversar com os professores, praticar e esclarecer possíveis dúvidas acerca das aulas teóricas. “Nós reformulamos as aulas, devido à pandemia. Com isso, enviamos previamente as aulas teóricas para os alunos. Nesta edição, eles chegaram às aulas práticas da sexta e do sábado já com o conteúdo teórico assistido. Com isso, a troca entre alunos e professores foi muito mais rica”, completa a doutora Meire. O primeiro encontro do Módulo I do curso ocorreu no Auditório do prédio da SBCD, enquanto o segundo dia ocorreu na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

Sobre o novo formato, a dermatologista e aluna do curso, Dra. Marcela Gallegos, opina que “essa reformulação do curso foi ótima, porque conseguimos economizar tempo, estudando em casa a parte teoria do módulo. Eu estava na turma de 2020, e fiquei frustrada quando precisamos pausar o curso por causa da pandemia. Depois de dois anos de espera, volto com muita vontade para apreender as técnicas e trocar com os professores e colegas”.

Primeiro módulo: Cirurgia Dermatológica 

As aulas foram ministradas em conjunto pelos doutores Hamilton Stolf e Francisco Le Voci. Além disso, participaram remotamente também da roda de discussão, no anfiteatro, os doutores Sérgio Serpa, Bruno Fantini e Juliano Barros.

Sobre a importância do módulo, o Dr. Le Voci frisou que a “Cirurgia Dermatológica é a base de todos os procedimentos mais ou menos invasivos, tanto na parte cirúrgica quanto na parte cosmiátrica. Então, o domínio de todas essas técnicas serão a base para o desenvolvimento do profissional para os tratamentos oncológicos, costimátricos e dermatológicos”.

“A expectativa para esse módulo era alta porque apesar de eu já aplicar alguns conceitos em consultório, eu precisava rever as técnicas de suturas e as técnicas de retalhos. Já está sendo muito válido, acrescentou muito para os meus conhecimentos”, expôs Dra. Fabiana Chamma Audi, dermatologista e aluna do curso.

Nesse sentido, Dr. Hamilton Stolf parafraseou uma frase do tenista Roger Federer para ilustrar a sua fala de que a “prática constante faz com que todos nós nos aperfeiçoemos. Essa troca é muito importante para a evolução do trabalho no consultório. A segurança e a calma são essenciais para um procedimento cirúrgico”.

O curso segue com aulas até novembro de 2022. O módulo II ocorrerá nos dias 18 e 19 de março.