Nota de esclarecimento: Vacinação contra COVID-19 e reações adversas em pessoas com preenchimento facial

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) vem através desta prestar esclarecimentos sobre notícias que correlacionam o uso de vacina para COVID-19 e reações adversas em pessoas com preenchedores cutâneos faciais.

É de grande importância ressaltar que os possíveis efeitos colaterais da administração das vacinas em geral, incluindo a vacina da COVID-19, são respostas causadas pela estimulação do sistema imunológico, variando individualmente. Conforme artigos científicos já publicados, a probabilidade de surgimento dessas reações é muito baixa, mostrando que as vacinas, de um modo geral, podem ser desencadeantes de reações inflamatórias em áreas com preenchedores permanentes ou absorvíveis. Sendo assim, essas reações adversas podem aparecer até muitos anos após a realização do preenchimento.

Hoje, temos relato de dois casos de reações a preenchedores em um universo de 30.418 pacientes vacinados. Assim, podemos dizer que a ocorrência é de 0,006% numa população geral, o que não se considera estatisticamente significativo.

Os efeitos colaterais se caracterizam pela presença de sinais inflamatórios como edema (inchaço), eritema (vermelhidão), calor local e dor, na área de preenchimento prévio e, em geral, respondem bem aos tratamentos, que devem ser determinados individualmente para cada caso. Lembramos que estes efeitos, além de raros, são transitórios e benignos, não configurando uma contraindicação para receber qualquer tipo de vacina.

Após a vacinação da COVID-19, se houver qualquer sintoma relacionado à descrição acima, um médico dermatologista deve ser consultado para iniciar o tratamento adequado.

A SBCD ressalta que os benefícios da vacina para COVID-19 são muito maiores do que os eventuais riscos de complicações que a mesma possa trazer aos pacientes que com preenchedores cutâneos. Mais uma vez, enfatizamos: ter realizado um procedimento deste tipo não é uma contraindicação para receber a vacina contra COVID-19, ou qualquer outra.