Conheça os benefícios do preenchimento facial

 

Com a mudança da estrutura óssea e perda de compartimentos de gordura que ocorrem no processo de envelhecimento, o ácido hialurônico utilizado como preenchedor é um excelente aliado para devolver volume e reposicionar estruturas faciais.

O ácido hialurônico se destaca entre os procedimentos cosmiátricos, pois engloba várias propriedades interessantes: baixo índice de reações adversas (quando aplicado de forma segura e por profissionais habilitados), previsibilidade dos resultados, reversibilidade com a enzima que o degrada, a hialuronidase, e durabilidade (duração média de um ano, dependendo da região aplicada).

O conhecimento da anatomia facial pelo injetor é fundamental para segurança do procedimento e para alcançar melhores resultados. A diferenciação das técnicas baseada no gênero e na etnia do paciente também têm extrema importância para resultados individualizados e com naturalidade.

No processo de fabricação do ácido hialurônico são aplicadas diversas tecnologias, como a reticulação e ligações como cross linking, que também irão determinar a dureza do gel (com isso temos as diversas capacidades reológicas do produto). A partir disso, podemos ter diferentes tipos de preenchedores e, dependendo da região a ser aplicada, podemos escolher o ácido hialurônico mais adequado para cada local.

No preenchimento do queixo e mandíbula, por exemplo, precisamos de um produto duro (com alto G’prime) que imite o osso. Já produtos mais delicados e maleáveis são indicados para refinamento ou para preencher regiões de pele fina, como as olheiras.

Além da utilização com efeito preenchedor, o ácido hialurônico tem sido muito utilizado na miomodulção, isto é, melhorando a movimentação (mímica) facial e assim relaxando alguns músculos faciais, agindo sinergicamente com a toxina botulínica.

A avaliação facial tridimensional individualizada, a escolha certa do produto e a técnica correta, utilizando cânula ou agulha dependendo da região, permitem resultados naturais e seguros. O preenchimento, portanto, é um excelente aliado no rejuvenescimento facial, promovendo efeito lift do rosto bem como devolvendo volume e estimulando produção de colágeno.

 

Texto elaborado com a colaboração da Dra. Mariana Barbato, dermatologista, CRM-SC: 10877, RQE: 6741