Procedimentos no couro cabeludo

 

 A tricologia é uma subespecialidade dermatológica voltada para o estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do cabelo, couro cabeludo e demais pêlos corporais. Durante a consulta tricológica, alguns procedimentos podem ser indicados ao paciente para diagnóstico ou tratamento da queda de cabelo em questão. Os procedimentos são realizados sob anestesia e nenhum deles exige raspagem dos fios ou afastamento do paciente das suas atividades habituais.

Procedimentos realizados para diagnóstico:

Biópsia do couro cabeludo – procedimento através do qual coletamos um fragmento de pele contendo o folículo piloso (estrutura que produz o cabelo) para análise em laboratório.  

Tricograma capilar – retirada de aproximadamente 100 fios do couro cabeludo contendo suas raízes. Essas raízes são analisadas através de um microscópio e permite avaliar a porcentagem de queda e a espessura dos fios do paciente. 

Procedimentos realizados para tratamento:

Mesoterapia capilar – aplicação de medicações no couro cabeludo através de seringas. Esse tratamento permite a ação da medicação diretamente no folículo piloso, otimizando a ação e a resposta ao tratamento com esses medicamentos. As sessões de aplicação são semanais inicialmente, e quinzenais durante o tratamento de manutenção, a depender do caso.

Microagulhamento capilar – realização de múltiplas perfurações com agulhas no couro cabeludo. As perfurações são realizadas através de um rolo ou caneta com pequenas agulhas. Essas perfurações aumentam as substâncias necessárias para a cicatrização da pele, levando ao espessamento e estímulo dos fios de cabelo. 

MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele) capilar – procedimento realizado para injeção de medicações no couro cabeludo. Apresenta o mesmo objetivo da mesoterapia previamente descrita, no entanto, por apresentar uma aplicação com maior difusão e quantidade de medicações, as sessões são realizadas com intervalo mensal inicialmente, e a cada 3 meses durante o tratamento de manutenção.

Texto desenvolvido por Dra. Maria Júlia Verussa, dermatologista, CRM 172502 / RQE 73528